Dermatite de Contato
A Dermatite de Contato é uma doença causada por substâncias que entram em contato com a pele e, assim, causam uma reação inflamatória. Nesse sentido, agentes externos ao organismo são fatores desencadeantes. Existem dois tipos de dermatite de contato:
Dermatite de contato Irritativa
É a motivação mais comum de doenças ocupacionais (no ambiente de trabalho). É causada por sabonetes, detergentes, bem como solventes ou então outras substâncias químicas. Pode aparecer na primeira vez em que entramos em contato com o agente causador. As lesões da pele, geralmente, são restritas ao local do contato.
Ocorre logo após a formação de anticorpos no organismo. Desse modo, o surgimento se dá após repetidas exposições a um produto ou substância (às vezes pode demorar meses ou anos para ocorrer após o contato inicial). Portanto, essa forma de dermatite de contato aparece, em geral, pelo contato com produtos de uso diário e frequente. Por exemplo, perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha e medicamentos de uso tópico, entre outros. Além disso, as lesões da pele acometem o local de contato com a pele, podendo se estender à distância.
Alguns produtos causam reação somente após a exposição concomitante do sol, como frutas cítricas e perfumes.
Produtos comuns que podem causar alergias:
Plantas;
Metais: níquel ou outros presentes em bijuterias, relógios e adorno de roupas;
Medicamentos tópicos: antibióticos, anestésicos e antifúngicos;
Cosméticos: perfumes, shampoo, condicionadores, cremes hidratantes e esmaltes de unhas;
Roupas e tecidos sintéticos;
Detergentes e solventes;
Adesivos;
Cimento, óleos, graxas e tinta de parede.
Sinais e sintomas
Na Dermatite Alérgica, as manifestações mais comuns são vermelhidão, inchaço, pequenas bolhas, coceira, queimação e formação de crostas. No entanto, na Dermatite Irritativa pode apresentar sintomas mais discretos como, por exemplo, queimação, coceira, pele seca, vermelha e áspera, eventualmente com fissuras associadas.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico pode ser feito, exclusivamente, pela história clínica e exame físico. Teste de contato é recomendado quando se suspeita da participação de mecanismos imunológicos (dermatite de contato alérgica). Por isso, auxilia muito pouco diante de uma suspeita de dermatite de contato irritativa. Ele consiste na aplicação de inúmeras substâncias na pele das costas, que permanecem ali por 48h. São analisadas ao término com intuito de verificar qual substância causou reações alérgicas no local. Entretanto, em casos de dúvida diagnóstica, pode-se realizar biópsia (pouco utilizada na prática clínica).
A base do tratamento é a retirada do agente que causou a dermatite de contato. Nesse sentido, para acelerar o processo de recuperação poderão ser usadas medicações tópicas ou orais, de acordo com a extensão e gravidade do quadro. Além disso, no caso de eczema de contato fotossensível ou foto irritante deve-se evitar a exposição solar ou fontes de luz artificial.
Tags : Dermatologia clínica
Harlley
Seo Construction
I like to make cool and creative designs. My design stash is always full of refreshing ideas. Feel free to take a look around my Vcard.
- Harlley
- Februari 24, 1989
- 1220 Manado Trans Sulawesi
- contact@example.com
- +123 456 789 111